segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TOP 2016 - Talento Olímpico do Paraná - Toledano fará parte do projeto


O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira (4), no Memorial de Curitiba, contrato que permitirá a 250 atletas paranaenses receber mensalmente uma bolsa-esporte no valor de R$ 500. A medida faz parte do programa Talento Olímpico e Paraolímpico do Paraná (TOP 2016), criado com o objetivo de promover a preparação e o desenvolvimento de atletas com potencial para disputar as Olimpíadas de 2016 e 2020.

As bolsas são patrocinadas pela Copel (200) e Sanepar (50), inicialmente para o período de agosto a dezembro de 2011, com indicativo de renovação. O investimento é superior a R$ 625 mil. Os atletas contemplados com as bolsas foram indicados pelas federações de 24 modalidades na categoria olímpica (220 atletas) e de oito modalidades paraolímpicas (30 atletas), levando-se em conta o desempenho individual nas últimas competições.

“O Paraná está ao lado dos atletas. Vamos fazer um governo voltado para a prática e o desenvolvimento do esporte, que é imprescindível para formação física e social dos cidadãos. Queremos garantir que esses jovens atletas tenham oportunidades”, disse o governador. Ao lado do vice-governador Flávio Arns, Richa destacou que o Paraná já perdeu muitos talentos do esporte por não ter uma política forte de incentivo.

CRITÉRIOS – São atletas de 11 a 18 anos de idade, com potencial para participar de disputas nacionais e internacionais, com ênfase nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 e/ou 2020. A responsabilidade das federações não se encerra com a indicação. Elas também precisam fazer o plano de treinamento, com objetivos e metas para o período de recebimento do benefício.

Esses atletas passarão por testes laboratoriais, morfológicos, de aptidão física por digitais e até pela íris do olho, para saber realmente quais são suas reais condições fisiológicas para alcançar nível olímpico”, reforçou Evandro Roman.

O basquetebol masculino de Toledo foi lembrado pelos ótimos resultados alcançados nos últimos anos. O pivô Matheus Willian Barbato participou em Curitiba do lançamento do Projeto após ser indicado pela Federação Paranaense de Basquetebol. Matheus (16 anos) já foi campeão dos Jogos Colegiais do Paraná, participou da Olimpíada estudantil nacional e jogou ano passado o Campeonato Brasileiro de Basquetebol, defendo a seleção paranaense.


Nenhum comentário: